Faça login ou cadastre-se
MEU PEDIDO
0 item adicionado
TELEVENDAS
(51) 3793-1100

NOTÍCIAS

22.03.2024 - 09h26
Qual a diferença de cabos flexíveis, rígidos, PPs e paralelos?
Invista em produtos de qualidade e com certificação, para a garantia da segurança nas instalações elétricas
Por Taiane Kussler / MTB 16.856
Marcas certificadas evitam riscos de acidentes e curto-circuitos
Você já deve ter se perguntado antes. Como escolher o cabo elétrico ideal diante das inúmeras marcas cores e espessuras que hoje estão disponíveis no mercado?

Antes de mais nada, é preciso conhecer a procedência do produto. Na hora de adquirir fios e cabos elétricos invista nos itens com certificação de qualidade, para evitar riscos a sua vida e ao seu patrimônio.

Quando o assunto é eletricidade é preciso ficar atento, priorizando pela segurança e credibilidade.

Saiba quais são as diferenças de cada um:


1 – Cabo flexível
O cabo flexível é fabricado com fios de cobre mais finos que permitem sua flexibilidade. É muito utilizado para instalações elétricas internas, visto que pode ser conduzido facilmente pelo eletroduto. Por ter uma cobertura isolante de PVC, o cabo flexível não atinge altas temperaturas que podem originar curtos-circuitos e incêndios.

2 – Cabo rígido
O cabo rígido possui uma estrutura mais robusta, portanto é indicado para a implementação de redes elétricas de entrada, redes de distribuição de energia, aterramento e outras implementações que exijam um produto de maior resistência.
Possui capa de isolamento em PVC com composto termoplástico, que evita a propagação de chamas e extingue focos de fogo. Essa característica é importante para manter a segurança das redes de distribuição. No caso de aterramento o cabo é utilizado sem isolação, ou nú.

3 – Cabo PP
O cabo PP é composto por condutores de fios de cobre. Seu maior diferencial é ser fabricado com duas coberturas de PVC. Por essa característica de segurança, o cabo PP pode ser utilizado em ambientes industriais, na instalação de maquinário de grande porte, ou instalações elétricas internas, como a ligação de eletrodomésticos.
Uma curiosidade sobre o cabo PP é a ampla utilização na iluminação decorativa, a partir de luminárias pendentes. É um produto versátil e seguro para a instalação de equipamentos diversos.

4 – Cabo paralelo
Os cabos paralelos são fabricados por fios de cobre e cobertura de isolamento em PVC. Por sua composição, os cabos elétricos paralelos também são considerados flexíveis. São destinados para instalações de luminárias e aparelhos eletrônicos de pequeno porte. Pode ser confeccionado com espessuras de 2×0,5 mm² a 2×4 mm².
Em atendimento a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, lei 13.709/2018, informamos que utilizamos cookies que armazenam informações sobre a forma como você usa esse site.
Para saber mais a respeito, consulte a nossa página de Política de Privacidade.