Faça login ou cadastre-se
MEU PEDIDO
0 item adicionado
TELEVENDAS
(51) 3793-1100

NOTÍCIAS

21.09.2023 - 13h30
Condusvale é parceira no fornecimento de materiais elétricos para a construção da primeira casa com fins comerciais fabricada em 3D no Brasil
Residência modelo está localizada em Caxias do Sul e será apresentada em showroom para toda a América Latina
Por Taiane Kussler / MTB 16.856
Foto: IdeiaMax
Casa fabricada com tecnologia 3D será a primeira disponível à venda no país
Pela primeira vez no Brasil, uma casa completa será fabricada por uma impressora 3D, totalmente brasileira. A obra está sendo realizada pela 3D Printek, empresa responsável pela fabricação da máquina, em parceria com a ANC, incorporadora executora do projeto e proprietária do espaço para a construção, ambas de Caxias do Sul.

Com foco nas principais tendências da área, a Condusvale Distribuidora de Materiais Elétricos está apoiando este projeto através do fornecimento de materiais elétricos para a obra, que será a primeira residência modelo em 3D disponível à venda no país.

“Atuando há mais de 20 anos no mercado, estamos capacitados para acompanhar as novas tecnologias de automação e oferecer as melhores soluções no ramo de materiais elétricos e preventivos de incêndio em toda a região sul do país”, reforça o diretor-geral Roberto Lima.

O engenheiro da Condusvale, Pedro Rivaben acredita que esta iniciativa promete revolucionar a construção civil de casas. “Nós estamos participando deste projeto inovador, trazendo soluções modulares completas, com a agilidade dos equipamentos 3D”, argumenta.

Segundo o diretor comercial da 3D Printek, Sérgio Chapochnicoff, a construção em 3D é uma obra mais limpa e sustentável, pois apresenta mais agilidade e evita desperdício de materiais, contribuindo com o meio ambiente. Além disso, gera mais economia substituindo a mão-de-obra pela tecnologia de automação, oferecendo jornadas de trabalhos mais leves e outras vantagens. O projeto é assinado pelo arquiteto Sérgio Schmukler e engenheiro civil Gabriel Boff.

COMO SERÁ A CASA MODELO EM 3D?
A residência que está sendo construída em Caxias do Sul por uma impressora 3D possui 60 metros quadrados, distribuída em dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Segundo Chapochnicoff, as paredes são duplas impressas em camadas de cimentício e preenchidas com concreto leve, trazendo conforto térmico e acústico aos ambientes. Ele explica que a impressora tem capacidade para finalizar as paredes da casa de 60 metros quadrados em até 10 dias, contando com instalações hidráulicas e elétricas. O equipamento é modular e admite a construção de cinco casas simultaneamente.

O diretor comercial da 3D Printek afirma que a tecnologia da impressora foi trazida de outro país, mas a produção do equipamento e as adaptações são 100% de origem brasileira. “Esta técnica nova tem que passar algumas barreiras culturais mas, em breve, será uma realidade no Brasil”, finaliza o idealizador da impressora 3D.
Em atendimento a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, lei 13.709/2018, informamos que utilizamos cookies que armazenam informações sobre a forma como você usa esse site.
Para saber mais a respeito, consulte a nossa página de Política de Privacidade.