Faça login ou cadastre-se
MEU PEDIDO
0 item adicionado
TELEVENDAS
(51) 3793-1100

NOTÍCIAS

10.09.2025 - 10h00 - Atualizado em 11.09.2025 - 08h42
Evite erros durante a instalação da sinalização de emergência
A sinalização dentro das normas pode alertar para riscos, orientar a evacuação através de rotas de fuga e indicar equipamentos de combate a incêndio
Por Taiane Kussler / MTB 16.856
Somos referência na distribuição de preventivos de incêndio em todo o Rio Grande do Sul
Quando você inicia um novo projeto de construção há inúmeros detalhes para se preocupar durante o processo. Tem o planejamento arquitetônico, as instalações elétrica e hidráulica e a escolha dos materiais utilizados na obra. Mas a lista não termina por aí. Em edificações residenciais e comerciais, com alto fluxo de pessoas que indicam alto risco, é preciso inserir também no projeto a sinalização de emergência.

Os itens são obrigatórios (conforme a lei) e são fundamentais na proteção e segurança das pessoas. A sinalização dentro das normas pode salvar vidas ao alertar para riscos, orientar a evacuação através de rotas de fuga e indicar equipamentos de combate a incêndio.

Contudo, é preciso ficar alerta aos erros mais comuns, que no momento do incidente podem causar uma confusão mental e, em vez de auxiliar na evacuação do local, podem causar efeito contrário, colocando em risco a vida das pessoas.

O posicionamento inadequado ou obstruído, falta de manutenção, cores e símbolos incorretos que geram confusão, ausência de treinamento, excesso ou falta de sinalização são os principais problemas. E, para evitar que isso ocorra, selecionamos algumas dicas valiosas, que serão cruciais e que devem fazer parte do checklist, desde o início da obra.

Vamos lá:

• Avalie o Ambiente:
Faça um mapeamento do espaço para identificar os locais ideais para a instalação das sinalizações, garantindo que sejam visíveis e desobstruídas.

• Realize Manutenção Periódica:
Estabeleça um cronograma de inspeção para verificar o estado das placas e equipamentos, substituindo-os ou reparando-os quando necessário.

• Utilize Sinalização Padronizada:
Use as cores e os símbolos definidos pelas normas técnicas para assegurar a compreensão uniforme da mensagem de segurança.

• Invista em Treinamento:
Capacite os funcionários para entenderem o significado dos sinais e o plano de evacuação, pois a eficácia do sistema depende do conhecimento das pessoas.

• Planeje a Quantidade:
Tenha um equilíbrio na sinalização, garantindo que a informação seja clara sem gerar saturação ou confusão.

• Integre a Iluminação de Emergência:
Certifique-se de que as luzes de emergência estejam funcionando e posicionadas corretamente para iluminar as rotas de fuga mesmo com a fumaça.

• Consulte Normas e Profissionais:
Contar com especialistas e seguir as normas técnicas garante que a sinalização seja eficaz e esteja em conformidade com a legislação.

Você que é instalador ou da área da construção civil que deseja investir nesta linha de produtos já pode acessar o nosso site (categoria de produtos/ prevenção de incêndio).

Acesse já e confira o nosso portfólio completo.
Em atendimento a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, lei 13.709/2018, informamos que utilizamos cookies que armazenam informações sobre a forma como você usa esse site.
Para saber mais a respeito, consulte a nossa página de Política de Privacidade.