Faça login ou cadastre-se
MEU PEDIDO
0 item adicionado
TELEVENDAS
(51) 3793-1100

NOTÍCIAS

10.11.2020
Eletrodutos: quais são os tipos e como escolher?
Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são tubos que protegem os cabos e fios elétricos de inúmeros problemas, como corrosões, agentes químicos e incêndios decorrentes de um possível curto-circuito, tornando-os indispensáveis para a segurança e para o funcionamento das instalações elétricas de qualquer construção. Continue lendo e confira os tipos desse produto.

Eletrodutos rígidos:
Esse tipo de conduíte pode ser feito com tubos de aço galvanizados (metálico) ou como PVC (material isolante). O tipo mais comum é o metálico, que pode ser utilizado na decoração de estilo industrial ao ser deixado aparente.
É utilizado em pisos, lajes e superfícies concretadas, além de também serem usados em linhas subterrâneas, onde podem estar em contato direto com a terra ou envoltos em concreto.
Quanto ao encaixe, os eletrodutos rígidos se dividem em soldáveis, roscáveis e em curva. Os soldáveis precisam ser encaixados um ao outro e exigem um tipo de cola para que permaneçam juntos. Isso não é um problema no caso dos eletrodutos roscáveis, que podem ser rosqueados um ao outro, sendo os mais recomendados para fazer a conexão. Já os modelos em curva permitem que os eletrodutos acompanhem a estrutura da construção sempre que necessário, como no encontro das paredes com o teto.

Eletrodutos flexíveis corrugados e planos:
São os mais conhecidos e populares entre os tipos de eletroduto. Geralmente são feitos em PVC, ideais para instalações em paredes, visto que esse material elétrico pode ser curvado para acompanhar a estrutura da construção.
O eletroduto flexível plano possui as mesmas características do corrugado e diferencia-se apenas na aparência.
Enquanto o corrugado possui aparência “enrugada”, o eletroduto flexível plano possui textura interna e externa lisa, como uma mangueira, facilitando ainda mais a passagem dos fios e cabos.

Confira 5 dicas para ajudar na escolha dos seus eletrodutos:

1. Compre materiais elétricos de qualidade:
Muitas vezes, produtos muito baratos podem acabar pecando na qualidade e na segurança, acarretando curto-circuito que pode queimar seus aparelhos elétricos ou até mesmo causar incêndios, causando grandes prejuízos.

2. Escolha o modelo de eletroduto que seja mais adequado à sua construção:
Atente-se à curvatura do seu projeto a fim de determinar se os eletrodutos escolhidos terão a flexibilidade necessária para a passagem dos cabos e fios elétricos.

3. Trabalhe apenas com fios devidamente isolados:
Evite colocar condutores não isolados dentro dos eletrodutos. A única exceção a essa regra é em caso de aterramento.

4. Não exagere na quantidade de fios e cabos dentro do eletroduto:
A taxa de ocupação dos Eletrodutos em relação à sua área transversal não deve ser superior a 53% no caso de 1 condutor, 31% no caso de 2 condutores e 41% com 3 ou mais condutores.

5. Procure ajuda profissional:
Um eletricista é essencial para auxiliar para ajudar na escolha do tipo de eletroduto mais adequado para o seu projeto.


Na Condusvale, você compra eletrodutos de qualidade e eficiência garantida e recebe seu pedido em até 1 dia útil no RS.
Em atendimento a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, lei 13.709/2018, informamos que utilizamos cookies que armazenam informações sobre a forma como você usa esse site.
Para saber mais a respeito, consulte a nossa página de Política de Privacidade.